A Boulle

Boulle Móveis - Nossa história

Boulle - Móveis de Fundamento
Você já pensou em ter algo único no mundo?

Baseados neste conceito, o empresário Ugo Guttierrez Filho e seus filhos, Ugo e Rodolpho, criaram no ano 2000 a Boulle Móveis de Fundamento. Os Móveis Arte são desenvolvidos utilizando como principal fonte de matéria prima, raízes e troncos já descartados pela própria natureza. A produção é minuciosa e totalmente manual, o que resulta em móveis únicos, orgânicos e exclusivos.

A paixão pela natureza fez brotar em Ugo Guttierrez Neto a curiosidade e o desejo de trabalhar com madeira. Sua carreira começou por acaso, restaurando intuitivamente móveis e objetos antigos para próprio uso. Sempre muito detalhista, Ugo Neto se aperfeiçoou na técnica de entalhes em madeira. Apenas mais tarde, quando além de seu notório talento nato, o conhecimento ao longo dos anos já tinha sido absorvido e muito praticado, que decidiu então criar móveis, pois tornou-se evidente sua vocação, que não poderia de forma alguma ser desperdiçada.

Avaliando o crescimento do mercado nacional e visando expandir para o mercado internacional, Rodolpho Guttierrez decidiu acreditar e apostar no sonho de seu pai e seu irmão. Hoje, a empresa atua em todo o Brasil e, em 2014 a Boulle atravessou o oceano e ganhou um showroom em Miami, nos Estados Unidos.

Missão e Valores

Extremamente preocupada com as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, há 15 anos a Boulle chegou ao mercado para mostrar a importância de uma empresa possuir uma atuação ecologicamente correta e com as atenções voltadas à longevidade da natureza.

Toda a matéria prima utilizada pela empresa já foi descartada pelo homem ou pela natureza. Criando assim, móveis de alto padrão para o mercado de luxo.

Excelência é a palavra que define o processo de fabricação e a qualidade dos móveis. Buscando sempre ultrapassar os níveis de exigência mais altos não só na durabilidade das peças, mas também em seu primoroso acabamento e design diferenciado.

A empresa hoje conta com o selo GreenClick de Sustentabilidade e uma parceria que foi um casamento perfeito com a empresa ABIS. Por meio de um projeto conjunto, crianças que não possuíam acesso ou conhecimento da importância de sermos hoje ecologicamente corretos, participam de dinâmicas teatrais que retratam a  relevância de cuidarmos do meio ambiente, para que as futuras gerações possam também ter a qualidade de vida que temos hoje.

Matéria prima

A empresa não trabalha com matéria prima nova. Ou seja, todas as peças reaproveitam o que já foi cortado ou descartado há mais de 30 anos, o que resulta no acabamento de alto nível dos móveis. A busca pela matéria prima perfeita é feita pela América Latina, muitas delas são já foram queimadas no passado ou encontradas em rios e represas pela equipe.

A Boulle Móveis conta com uma linha chamada Brutalíssima ou Industrial, onde a combinação da madeira maciça com peças de ferro de antigas maquinas industrias criam uma harmonia perfeita. Antigas peças de fazenda também são transformadas em móveis do cotidiano pela empresa.

As madeiras mais usadas nos móveis e nas escultura são: Imbuia, Peroba Rosa, Itaúba, Mogno, Cajarana, Tarumã, Sucupira, Ipê, Araribá, Canela Preta, Sassafrás, entre outras.

Designers Boulle

  • Ugo Guttierrez Neto

    Ugo sempre mostrou paixão e aptidão para o manuseio da madeira, começou com entalhes em madeira e logo começou a restaurar móveis antigos, mas ainda não era o que queria fazer, então começou a idealizar Móveis Arte, dando uma sobrevida para o que já foi descartado pelo homem e pela natureza. Sua paixão são os móveis de raiz, onde exigem um olhar muito crítico e muita percepção. Esse trabalho ainda é muito artesanal e minucioso, porém a gratificação de fazer móveis únicos, é muito grande. Cada peça é única, pela...

  • Leonardo R. Sokolovicz

    Leonardo utiliza técnicas e ferramentas tradicionais para a confecção de móveis e objetos únicos. Cada peça traduz a beleza das madeiras brasileiras respeitando suas características naturais e provenientes das ações do tempo com total respeito a natureza. Todo o material usado por Leonardo é proveniente de reciclagem. Leonardo foi o vencedor no campeonato nacional de Torneiros no ano de 2013 em Pomerode- SC.

  • Rafael Sartori

    Desde criança sempre teve verdadeiro fascínio por tudo relacionado à biologia e ciências naturais, e isso acabou de maneira inequívoca balizando sua escolha profissional original, bem como posteriormente, sua produção artística, que tem forte influência do tema. Sartori procura imprimir em suas peças a força e simbologia do tema escolhido, traduzidos em linhas marcantes e bem definidas, produzindo assim o resultado esperado, toda gama de materiais e técnicas escultóricas diversas, desde a milenar fundição por cera perdida até tecnologias modernas.

  • Cleto João Stival

    A madeira sempre foi objeto presente na vida de Cleto, pois o pai, tios e avô eram carpinteiros. Durante a infância tentaram mantê-lo afastado da diversão de esculpir em lápis usando lâminas de barbear. A paixão foi temporariamente transformada em hobby, e suas peças esporadicamente eram alvo de elogios e comentários que foram assimilados e somados à vontade latente de dedicar-se à criação artística.